terça-feira, 16 de abril de 2019

REUNIÃO DISCUTE MEDIDAS PARA COIBIR POLUIÇÃO SONORA EM BARES DE ITABUNA

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (16), no Centro Administrativo Firmino Alves, os secretários municipais, Jorge Vasconcelos (Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente) e Gilberto Santana (Segurança Transporte e Trânsito) se reuniram com representantes de estabelecimentos comerciais que realizam apresentações musicais ao vivo para discutir medidas e soluções que visem adequar a utilização de equipamentos de som em bares e restaurantes do município. Na pauta do encontro, foram discutidas intervenções realizadas pela Operação Patrulha do Som, que visa controlar a poluição sonora no município.
Abrindo a reunião, o secretário Jorge Vasconcelos falou que a administração municipal está preocupada com os excessos praticados por alguns bares e que a Patrulha do Som tem recebido muitas denúncias acerca da poluição sonora no centro da cidade. Jorge explicou que, ao realizar a Patrulha do Som, o município está cumprindo uma determinação judicial que estabelece a obrigatoriedade do controle sonoro. “O município tem que cumprir a legislação, mas nós não temos a intenção de prejudicar ninguém. Vamos achar um denominador comum para que os bares e restaurantes continuem em funcionamento, sem prejudicar a população”.
O titular da Sesttran, Gilberto Santana, alertou que é preciso a compreensão de todos em torno desta situação. Santana reconheceu a importância da atividade comercial para o município, mas ressaltou que a população não pode sofrer com a poluição sonora e, para isso, é preciso que os estabelecimentos respeitem a legislação vigente.
Participando da reunião, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), Carlos Leahy comentou que existe uma proposta de cooperação entre os proprietários de bares e restaurantes, onde todos entrem em consenso para que ninguém saia prejudicado. “Os proprietários de bares estão empenhados em se adequar para não perturbar a vizinhança, buscando técnicos para realizar um reposicionamento das caixas de som, adequar o volume dos equipamentos, adequar o horário de funcionamento, para que seja possível manter essa cadeia produtiva, onde a economia do município é beneficiada, sem prejudicar o sossego da população”, disse.
A Operação Patrulha do som foi retomada no mês de março, em cumprimento a uma determinação da justiça, através do juiz Ulysses Maynart, que moveu ação civil pública de nº 0502803402017805013. Intitulada de Operação Patrulha do Som, ela coíbe qualquer ação de perturbação sonora e é operada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, via Departamento de Indústria e Comércio, em conjunto com o Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
A operação conta, também, com o respaldo da Legislação Municipal de nº 1.710/95, que dispõe sobre o controle e a fiscalização dos meios que geram poluição sonora, e da Lei de nº 2.195/2011, que estabelece a política ambiental e consolida a legislação mediante a instituição do Código Ambiental e equilíbrio ecológico. A Patrulha do Som conta com dois canais de comunicação para denúncias, onde qualquer cidadão que se sentir incomodado com a poluição sonora pode entrar em contato pelos números 156 e (73) 9 8146-9483, que pode ser acionado através de chamada, inclusive a cobrar, ou pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.
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Prefeitura de Itabuna
Secretaria de Governo - Diretoria de Comunicação Social
Texto: Wilson Junior
Fotos: Waldyr Gomes
16 de Abril de 2019

segunda-feira, 15 de abril de 2019

CATEDRAL DE NOTRE DAME, EM PARIS, É ATINGIDA POR INCÊNDIO

Do - Diário do Poder - Um incêndio atinge a Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França, na tarde desta segunda (15) — por volta das 7h da noite no horário local. O fogo foi registrado por alguns usuários em uma rede social.
O Corpo de Bombeiros já está no local para tentar controlar as chamas em um dos principais pontos turísticos da cidade e da Europa. A torre central é um dos locais mais afetados pelo fogo.
A polícia também está na área, auxiliando na retirada de turistas que estavam na catedral. O incêndio é tratado pelas autoridades como um acidente ligado ao trabalho de restauração que ocorria na igreja.
No Twitter, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, pediu para que as pessoas respeitem o perímetro de segurança.

FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DE ITABUNA RECEPCIONAM SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO: SON GOMES

O secretário de Administração, Dinailson Oliveira (Son Gomes) foi recepcionado pelos funcionários do Centro Administrativo Firmino Alves, na manhã desta segunda-feira 15, com um café na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, em comemoração ao seu aniversário ocorrido no último sábado na sede da União dos Servidores Municipais de Itabuna (USEMI).

Estiveram presentes para lhe darem o abraço de parabéns secretários, chefes de divisões e funcionários da Prefeitura. Emocionado, o Secretário agradeceu a presença de todos afirmando que continuará com o proposito de trabalhar por Itabuna e seu povo, seguindo, como vem fazendo, as instruções do Prefeito Fernando Gomes.

Dinailson Oliveira tem várias características do seu saudoso pai, Daniel Gomes, que foi deputado estadual e uma grande liderança do antigo MDB no sul e extremo sul da Bahia.    


Texto: Paulo Lima
Fotos: Adeildo Marques

domingo, 14 de abril de 2019

PARABÉNS AO SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE ITABUNA, SON GOMES

     
   DIA 15 DE ABRIL É O ANIVERSÁRIO DE SON GOMES. NOSSO DINAILSON OLIVEIRA (SON GOMES), NASCEU EM ITABUNA NO DIA 15/04/1959, SENDO UM HOMEM ÍNTEGRO, JUSTO E TRABALHADOR.
   SON GOMES NÃO FOI ESCOLHIDO AO CARGO DE SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO ALEATORIAMENTE, A PARTIR DE 01/01/2017, POIS FEZ UM EXCELENTE TRABALHO COMO PRESIDENTE NA FUNDAÇÃO MARIMBETA ENTRE 2009-2012. TEVE O OLHAR CLÍNICO E RECONHECEDOR DO MAIOR PREFEITO DE ITABUNA DE TODA A HISTÓRIA POLÍTICA DESSE IMPORTANTE MUNICÍPIO, FERNANDO GOMES.
   O ANIVERSÁRIO DE SON GOMES FOI COMEMORADO NA USEMI, NO SÁBADO 13 DE ABRIL, COM A PRESENÇA DOS AMIGOS E DO POVO EM GERAL. CIDADÃO EXEMPLAR, É PAI DE JAQUELINE, JULIANA E DANIEL.
   PARABÉNS, SON!

HOMENAGEM DO JORNAL CORREIO DOS MUNICÍPIOS.
ADEILDO MARQUES.  DIRETOR-PRESIDENTE   
   
   

sábado, 13 de abril de 2019

BIOFÁBRICA FAZ EXPOSIÇÃO DE TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE CACAU NO FESTIVAL CHOCOLAT SP


A Biofábrica de Cacau participa da primeira edição do Chocolat São Paulo 2019, na Bienal. O festival leva à capital paulista marcas de chocolate de origem e representações da cadeia produtiva, como a Biofábrica, que representa a origem com sua produção de mudas de cacau.
Os visitantes podem visitar o estande e conhecer a tecnologia Biofábrica até domingo (14). A instituição participa do evento em parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural, de Turismo e de Desenvolvimento Econômico.
Para simbolizar a abertura do evento, uma muda de cacau produzida pela Biofábrica foi plantada na Bienal. “Para nós é uma honra representar a Bahia na produção de mudas de cacau, expondo nossa tecnologia para visitantes de várias partes do mundo e gerando oportunidades de negócios para nosso estado, que é o maior produtor de cacau do Brasil”, destaca o diretor presidente da Biofábrica, Lanns Almeida.
O secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, visitou o estande da Biofábrica e ressaltou a importância de ter a instituição no Chocolat São Paulo. “É muito importante o governo da Bahia estar apoiando o festival e divulgar o chocolate e o cacau para o Brasil e para o mundo, fomentando o turismo e levantando a curiosidade dos visitantes para conhecer a Costa do Cacau. A parceria com a Biofábrica agrega ainda mais valor. Agradeço à Biofábrica por somar forças para divulgar o nosso cacau para o mundo”.

ITABUNA: APÓS ACORDO COM MPT, O HOSPITAL DE BASE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES ABRE 72 VAGAS EM PROCESSO SELETIVO


Após acordo judicial firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Hospital de Base de Itabuna abriu 72 vagas para contratação de médicos e cirurgiões dentistas. Os salários variam de R$ 5 mil a R$ 13,4 mil, a depender da carga horária e da especialidade. As inscrições são apenas presenciais e devem ser feitas no hospital, no Loteamento Nossa Senhora das Graças, em Itabuna.
Pelo acordo judicial, os profissionais serão contratados pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi) em regime celetista. O contrato, de acordo com o MPT e o edital da seleção pública, terá duração de 22 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
O acordo para o processo seletivo foi feito após o MPT ingressar com uma ação de execução de termo de ajuste de conduta que vinha sendo descumprido havia anos pelo município. O MPT concordou em reduzir drasticamente os valores que a Fasi deveria pagar à sociedade em multas por descumprimento do TAC assinado em 2010 caso a Fundação se comprometesse a substituir os contratos pejota por contratos temporários enquanto providencia a contratação efetiva dos profissionais de saúde como servidores efetivos.

No TAC, segundo o procurador do MPT, Ilan Fonseca, responsável pelo caso, havia previsão de pagamento de multa de R$20 mil por cada um dos itens descumpridos. “O ajuste de conduta tratava da obrigação de manter o pagamento dos salários em dia e o recolhimento de contribuições e demais obrigações trabalhistas, mas houve um claro e incontestável descumprimento, o que nos fez ingressar na Justiça. Mas para evitar um prejuízo ainda maior à sociedade, concordamos em converter a maior parte dessa multa em obrigação de substituir os contratos PJ por contratos temporários até o concurso”, explicou.
SEM CONCURSO PÚBLICO
O acordo foi negociado entre o MPT e a Fasi e foi homologado na 1ª Vara do Trabalho de Itabuna. Nele, ficou decidido que a Fasi publicaria o edital para contratação pela CLT em regime temporário de médicos e cirurgiões dentistas. A contratação do servidor por meio de contratos temporários se deve à inexistência de legislação municipal prevendo cargos públicos para médicos a serem preenchidos pela Fasi e pela situação irregular de contratação de pessoas jurídicas, em desacordo com as regras celetistas.
O alto número de médicos trabalhando sob regime de pessoa jurídica, vínculo que exclui benefícios previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tais como: 13º salário, férias, FGTS, INSS e licenças, tem chamado a atenção do MPT e acendido um alerta para os médicos. Apesar de parecer atrativo no início, o contrato de PJ retira do profissional uma série de direitos, dos quais por elei ele não pode abrir mão. Os profissionais contratados sob essa modalidade são alvo de autuações da Receita. Na maioria dos casos, a contratação como PJ é uma dissimulação em que o profissional trabalha, de fato, como empregado. Da Redação com MPT.


sexta-feira, 12 de abril de 2019

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO TEM BALANÇO POSITIVO NOS PRIMEIROS MESES DO ANO


A Prefeitura de Itabuna está executando uma séria de melhorias nos bairros e no centro da cidade. Através da Secretaria Municipal de Administração, obras importantes foram entregues à população nos três primeiros meses do ano. Ao avaliar todas as intervenções e as que estão em andamento, o secretário Dinailson Oliveira destacou que o planejamento da gestão municipal é contemplar, cada vez mais, os bairros de Itabuna.
Sobre as reformas nas praças, o secretário falou que a proposta é revitalizar esses equipamentos para estimular que a população ocupe os espaços públicos. Neste sentido, o secretário destacou a reforma da Praça Pisa na Fulô, no centro da cidade e Simão Fiterman, no São Caetano, entregue à população em fevereiro. O local ganhou grama nova, banco e novo piso. “A praça é um bem de todos os moradores e essa obra foi o inicio de uma série de melhorias”, destacou.
As ruas da cidade também seguem recebendo melhorias. Em março, a rua Eliseu Pires Pedra, que fica entre os bairros Pontalzinho e Castália foi totalmente reformada, em um trabalho que reuniu esforços das equipes de obras e de tapa buracos da Secretaria Municipal de Administração. Além da pavimentação asfáltica e colocação de meio-fio em toda extensão, a rua passou por limpeza. Na rua Ladário dos Reis, transversal com a Eliseu Padilha também foram instalados meios-fios, além de pavimentação asfáltica.
O secretário Dinailson explica que, durante os primeiros meses de 2019 buscou ouvir moradores dos bairros. Uma das reclamações foi sobre as más condições das travessas São Luís e São Pedro, no João Soares. Os locais também foram totalmente recuperados, as ruas receberam terraplanagem em toda extensão e, em seguida a pavimentação asfáltica.
Centro
Além dos bairros, o centro da cidade também foi contemplado. Em Janeiro, o prédio onde funciona o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon, foi reaberto ao público após uma reforma que durou trinta dias. O trabalho foi realizado pela equipe de operações da secretaria de Administração, que restaurou as instalações do equipamento localizado nas imediações da Praça Olinto Leone.
Feiras livres
De acordo com Dinailson, o próximo passo do município é a requalificação das feiras livres. Após reunião com outros secretários e o presidente Emasa, na semana passada, Dinailson garantiu que a partir desse mês as feiras do São Caetano, Centro Comercial e Califórnia serão requalificadas. “A feira do São Caetano será a primeira a receber as obras ”, disse o secretário.
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Texto: Érica de Sá
Revisão: Wilson Junior
Fotos: Waldir Gomes

quinta-feira, 11 de abril de 2019

EM ITABUNA E ILHÉUS, DESCONTO CHEGA A 50% NO LEILÃO DE CASAS E APARTAMENTOS



Com a promessa de descontos de até 80%, a Caixa Econômica Federal (CEF) está leiloando 220 casas, apartamentos, terrenos e galpões em cidades como Camacan, Canavieiras, Itabuna, Ilhéus, Itapetinga, Ipiaú e Jequié. Os lances online já podem ser feitos e os presenciais começam às 14h desta sexta-feira (12), na rua Ivonne Silveira, na Paralela, em Salvador. Em Itabuna, 16 imóveis, sendo 14 casas e apartamentos.

Em Camacan, estão disponíveis três lotes de imóveis, sendo 21 uma casa de 180 m2, com dois quartos, área de serviço, suíte, duas salas, cozinha, uma vaga na garagem e WC, na Rua da Independência, no centro da cidade, com lance inicial de R$ 72.665,59.  Nessa mesma rua será leiloado um prédio de 307 metros de área total.
O imóvel possui depósito, térreo, escritório, banheiro, um açougue e dois salões, no térreo; além de sala, dois quartos, cozinha, sanitário, área de serviço e depósito, na parte superior. O lance inicial é de R$ 111, 9 mil. O terceiro imóvel disponível em Camacan é uma casa de 89 m2, com banheiro, quarto, área de serviço e cozinha.  Lance inicial de R$ 49,7 mil.
Em Canavieiras, é oferecida uma casa na rua Pastor Theodoro Santana,  no centro, com lance começando em R$ 79, 8 mil. Em Ilhéus, no bairro Cidade Nova, na Avenida Soares Lopes, estão disponíveis dois imóveis, sendo um apartamento de 300 m de área privativa, com quatro quartos, duas varadas, área de serviço, 3 WCs, duas salas e cozinha. O imóvel está avaliado em R$ 768 mil e lance inicial de R$ 614, 4 mil.
O outro imóvel disponível em Ilhéus fica no bairro Nossa Senhora da Vitória, no Edf. Praia do Forte. O apartamento de 63 m2 de área privativa, conta com quarto, área de serviços, suíte, WC, sala e cozinha. O lance mínimo é de R$ 197,6 mil. Em Itabuna, são 13 imóveis disponíveis com lances entre R$ 22 mil a R$ 330 mil.
OS IMÓVEIS EM ITABUNA
Em Itabuna, os imóveis são no Conceição, na praça dos Capuchinhos,  (apartamento de R$ 109, 6 mil);  Jardim São João (apartamento de R$ 154,6 mil); Jardim Vitória, no edifício Victória, na rua Paraná ( apartamento R$ 235, 9 mil);  Califórnia, na  Rua E, Quadra F (apartamento R$ 61,3 mil); Castália, na  rua João Timoteo  (apartamento R$ 123,5 mil) e  Loteamento Vale do Sul, rua B, Qd C (casa R$ 27,9 mil).
Ainda em Itabuna estão disponíveis imóveis no Góes Calmon, na rua Rio de Contas (casa R$ 553 mil); Jaçanã, no Loteamento Proletário, rua D, Quadra  C (casa R$ 61 mil; Jardim Grapiúna, na rua E, (casa R$ 330 mil); Monte Libano, rua 7, Q I (terreno R$ 143 mil); Pedro Jerônimo, rua Olaria ( casa R$ 22,7 mil); São Caetano , rua A (apartamento R$ 59,4 mil) e Sarinha Alcantara, na Epitácio Pessoa (apartamento R$  110 mil).

A BIOMETRIA DE CAMACAN, SANTA LUZIA E PAU BRASIL, COMEÇA EM MAIO


A partir do próximo dia 13 de maio, 281 municípios baianos, muitos dos quais no sul e extremo-sul do estado, vão iniciar a revisão biométrica obrigatória. O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, na tarde desta quinta-feira (11).
No sul da Bahia, a biometria será obrigatória para os eleitores dos municípios de Almadina, Barro Preto, Coaraci, Camacan, Mascote, Firmino Alves, Gandu, Floresta Azul, Itapitanga, Itaju do Colônia, Ibicuí, Iguaí, Itacaré, Itajuípe, Santa Luzia, Pau Brasil e Uruçuca.
Dentre as principais novidades desta etapa, que deverá ser a última fase da revisão extraordinária no estado, o destaque é a priorização do serviço de agendamento, que garante maior comodidade ao eleitor. Com o processo de agendamento, o eleitor poderá realizar o procedimento em data e hora previamente marcadas.
Conforme o presidente do TRE-BA, o próximo período da biometria envolverá as 108 zonas eleitorais do estado que ainda não concluíram o procedimento.  “Esta etapa envolverá um número recorde de municípios e também de zonas eleitorais. Por isso mesmo, a nossa preocupação foi garantir uma revisão biométrica melhor estruturada, sem sacrifícios para eleitores e servidores”, afirmou o desembargador Jatahy Júnior.
HORA MARCADA É PRIORIDADE
A principal novidade apresentada pelo desembargador é a priorização do serviço de hora marcada. “A nossa meta é permitir que o eleitor possa realizar o procedimento do modo mais confortável possível e, por isso, a regra será o agendamento, que poderá ser feito pelo site do TRE-BA, por telefone e em unidades físicas, onde o cidadão que não possui acesso à internet poderá comparecer para agendar seu horário, com ajuda de colaboradores do Eleitoral”, afirmou.
O serviço de agendamento será aberto, nas plataformas mencionadas pelo presidente, a partir do próximo dia 6 de maio. O endereço na internet, número da central de atendimento e locais onde funcionarão as unidades para agendamento presencial serão divulgados posteriormente.
Ao todo, a nova e última fase da biometria na Bahia deverá envolver cerca de 2,9 milhões eleitores. Atualmente, dos mais de 10 milhões de eleitores do estado, 7,5 milhões já possuem cadastro biométrico junto a Justiça Eleitoral. “Desse modo, estamos agora submetendo todo o restante dos nossos eleitores ao procedimento obrigatório e esperamos concluir a biometria no estado antes das Eleições Municipais de 2020”, completou o presidente do TRE-BA.
De acordo com cronograma do TRE da Bahia, o início do período obrigatório para o cadastramento dos eleitores dos municípios listados será 13. A data limite para a realização do procedimento, no entanto, será diferente, considerando o percentual de eleitores que já cadastraram os dados biométricos. Conforme o Eleitoral baiano, as cidades que, atualmente, possuem menos de 60% de seu eleitorado biometrizado terão até 18 de fevereiro de 2020 para concluir a revisão.
Já os municípios que estão acima desse percentual, terão, em geral, até o próximo dia 31 de outubro para a coleta dos dados biométricos dos seus eleitores. Para esses casos, ressaltou o presidente, é possível que o cronograma seja alterado, a pedido do juízo eleitoral. Caso ocorra alguma alteração, as novas datas serão divulgadas até o próximo dia 6 de maio (abertura do serviço de agendamento).
MELHORA NOS SERVIÇOS
O presidente do TRE baiano ressaltou ainda que a meta de melhorar o serviço prestado ao eleitor do estado abrange todas as 199 zonas eleitorais da Bahia e, por isso mesmo, o serviço de agendamento será também disponibilizado para as cidades que já concluíram o processo.
Jatahy Júnior disse que “nós entendemos que há um grande número de eleitores, nos municípios que já passaram pela revisão, interessado em realizar a biometria e regularizar seu título. Por isso, todas as cidades poderão contar com o serviço de agendamento”.

CONFIRA 42 VAGAS DE EMPREGO NESTA QUINTA-FEIRA, 11, EM ILHÉUS E ITABUNA





O SineBahia oferece 42 vagas de trabalho com carteira assinada nos dois maiores municípios do sul da 

Bahia nesta quinta-feira (11). Das vagas, 23 são ofertadas em Itabuna e 19 em Ilhéus. O atendimento é feito nos postos do SAC. Em Ilhéus, na Rua Eustáquio Bastos, centro, próximo à Praça Cairu. Em Itabuna, na Avenida Aziz Maron, piso superior do Shopping Jequitibá.
Os interessados devem procurar as unidades do SineBahia nestes municípios, nesta quinta, caso ainda não possua cadastro no serviço estadual de intermediação de emprego. Os documentos necessários para cadastro são carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de escolaridade e de residência. 
Vagas exclusivas para Itabuna (11/04)
OPERADOR DE TELEMARKETING (PCD)
Exclusiva para Pessoas com Deficiência
Ensino Médio completo
Não exige experiência
05 VAGAS
AUXILIAR ADMINISTRATIVO (PCD)
Exclusiva para Pessoas com Deficiência
Ensino Médio completo
Não exige experiência
Obrigatório possuir habilidade com informática básica
01 VAGA
INSPETOR DE DISCIPLINA/ MONITOR DE RESSOCIALIZAÇÃO (PCD)
Exclusiva para Pessoas com Deficiência
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Obrigatório possuir curso de Vigilante ou Bombeiro Civil e curso de Informática
02 VAGAS
AUXILIAR DE COZINHA (PCD)
Exclusiva para Pessoas com Deficiência
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
01 VAGA
AUXILIAR DE DEPARTAMENTO PESSOAL
Ensino Superior incompleto
Experiência mínima de 06 meses na carteira
01 VAGA
ASSISTENTE FISCAL CONTÁBIL
Ensino Superior em Ciências Contábeis
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Obrigatório possuir vivência na área fiscal, tributária, obrigações acessórias e área contábil em geral
01 VAGA
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL
Ensino Fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Obrigatório possuir vivência com reparos em geral na parte elétrica, manutenção e higienização
01 VAGA
SUPERVISOR COMERCIAL
Ensino Superior incompleto em Administração, Marketing ou áreas afins
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Obrigatório possuir vivência com liderança e gestão de equipe, além de CNH ‘A/B’ e veículo
03 VAGAS
AGENTE DE MICROCRÉDITO
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Obrigatório possuir vivência com pacote Office
03 VAGAS
DEDETIZADOR
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na área de limpeza
Obrigatório possuir CNH ‘A/B’ e veículo
01 VAGA
MOTORISTA ENTREGADOR
Ensino Médio completo
Obrigatório possuir certificação em NR 13; NR 20 e NRB 15863, além de curso MOPP e CNH ‘D’
01 VAGA
INSPETOR DE DISCIPLINA/MONITOR DE RESSOCIALIZAÇÃO
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Obrigatório possuir curso de Vigilante ou Bombeiro Civil e curso de Informática
02 VAGAS
INSTALADOR DE ACESSÓRIOS
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Obrigatório possuir habilidade com ferramentas de instalação de móveis e moto
01 VAGA
Vagas exclusivas para Ilhéus (11/04)
FISCAL DE PREVENÇÃO DE PERDAS (PCD)
Exclusiva para Pessoas com Deficiência (apresentar Laudo)
Ensino Médio completo
Experiência na função
01 VAGA
COBRADOR DE TRANSPORTES COLETIVOS (PCD)
Exclusiva para Pessoas com Deficiência (apresentar Laudo)
Ensino Fundamental
Não exige experiência
01 VAGA
REPOSITOR DE SUPERMERCADO (PCD)
Exclusiva para Pessoas com Deficiência (apresentar Laudo)
Ensino Fundamental
Experiência na função
02 VAGAS
OPERADOR DE CAIXA (PCD)
Exclusiva para Pessoas com Deficiência (apresentar Laudo)
Ensino Médio completo
Experiência na função
02 VAGAS
AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Obrigatório possuir curso de Informática com pacote Office
01 VAGA
MASSEIRO
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Obrigatório possuir disponibilidade de horário e residir na Zona Sul de Ilhéus
01 VAGA
OPERADOR DE EMPILHADEIRA
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Obrigatório possuir curso atualizado
01 VAGA
MECÂNICO DE MOTOCICLETAS
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
01 VAGA
ATENDENTE DE BALCÃO
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Obrigatório possuir conhecimento com peças de motos e bicicletas
01 VAGA
RECEPCIONISTA BILÍNGUE
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira em hotelaria
Obrigatório possuir fluência em Inglês, informática básica e conhecimento em sistema de hospedagem
01 VAGA
MENSAGEIRO BILÍNGUE
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira em hotelaria
Obrigatório possuir curso de inglês avançado, informática básica e conhecimento em sistema de
hospedagem
01 VAGA
FAXINEIRO
Ensino Fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘A’
01 VAGA
AUXILIAR DE COZINHA
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função (apresentar Carta de Referência)
Obrigatório possuir disponibilidade de horário e residir na Zona Sul de Ilhéus
01 VAGA
COZINHEIRO DE RESTAURANTE
Ensino Fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Obrigatório possuir conhecimento com petiscos e mariscos
01 VAGA
PETISQUEIRA
Ensino Médio incompleto
Experiência mínima de 06 meses na função (apresentar Carta de Referência)
Obrigatório possuir disponibilidade de horário e residir próximo ao Centro
01 VAGA
TRABALHADOR DA CULTURA DE CACAU
Ensino Fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Obrigatório possuir disponibilidade para residir no local de trabalho
01 VAGA
VENDEDOR EXTERNO
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Obrigatório possuir CNH ‘A’
01 VAGA

terça-feira, 9 de abril de 2019

ASCOM PMI - Ofensa não faz parte da ética do jornalista, diz Diretor de Comunicação em sessão especial na câmara




O diretor do Departamento de Comunicação Social da prefeitura de Itabuna, Paulo Lima, foi um entre os 10 jornalistas homenageados na noite da última segunda-feira (08), durante sessão especial na Câmara Municipal. O presidente do legislativo, Ricardo Xavier, abriu a sessão destacando o importante papel que o jornalista exerce no dia a dia, ao afirmar que o “eles são os olhos da sociedade e, como os vereadores, lutam por um futuro melhor”.
Disse também que o Legislativo itabunense deve muito ao trabalho dos  jornalistas desta cidade” , pois  por décadas, eles vivenciam o dia a dia da Câmara e contribuem para o nosso desenvolvimento”.
Representando a categoria, o jornalista Paulo Lima agradeceu a homenagem e lembrou que está foi a primeira vez que a Câmara de Vereadores faz uma sessão especial para comemorar o Dia Nacional do Jornalista, instituído em dia 7 de abril.  Em seu discurso, ele chamou a sociedade a pensar Itabuna no sentido de contribuir para seu desenvolvimento, revendo o município com os olhos do progresso e de novas perspectivas para o futuro.
O diretor de Comunicação Social disse que o jornalista ético, profissional não usa o meio e comunicação para extorquir, xingar, difamar ou  denegrir a imagem de um cidadão seja ele um simples trabalhador da periferia ou um grande empresário.  
Paulo lamentou que muitos que se dizem jornalistas usam os meios de comunicação não para analisar os fatos, informar, questionar ou contribuir para o sucesso do cidadão ou de sua cidade, mas para ofender. “A ofensa não faz parte da ética de qualquer que seja a profissão, principalmente a do jornalista que representa os olhos, os ouvidos e a voz de uma comunidade”, reforçou.
Para concluir Paulo Lima disse que a sessão especial da Câmara não foi apenas para os 10 indicados, “mas para toda a imprensa, que seja falada, escrita, televisada, os blogueiros e todos aqueles que fazem do jornalismo uma missão de vida”.
Os profissionais homenageados foram Ramiro Aquino, Ederivaldo Benedito, Celina Santos, Kléber Torres, Rosi Barreto, Viviane Cabral, Joselito Reis, Paulo Lima, Maria Antonieta, e em memória, Eduardo Anunciação, falecido em 2013, que empresta seu nome à Sala de Imprensa do Legislativo itabunense que foi reinaugurada.  O jornalista Eduardo Anunciação foi representado pela viúva Selma e a filha Eduarda (Duda) Anunciação que agradeceram a homenagem.
Estiveram presentes à sessão, os vereadores Babá Cearense, Robson Sá e Antônio Cavalcante, além de convidados.
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Prefeitura de Itabuna
Diretoria de Comunicação Social
Fotos: Adeildo Marques

PARABÉNS AO SEXAGENÁRIO BOB!



  Nascido no dia 10/04/1959, Orlando Oliveira da Silva, natural de Buerarema-BA, chegou à cidade de Itabuna em 1971, aos 11 anos de idade.
  Venceu as adversidades da vida com altivez, sendo homem de bem, honesto e trabalhador.  Estudou Eletrotécnica no Colégio Josué Brandão e hoje é microempresário bem sucedido no bairro São Caetano em Itabuna.
     Foi homenageado com o Título de Personalidade Municipalista 2019, pelo Jornal Correio dos Municípios e o respeitado Jornalista e Membro da Academia Grapiúna de Letras, Adeildo Marques.
    Ama Itabuna e reconhece a cidade que deu a ele as oportunidades das quais precisava. Admira a vida, o poder do trabalho e a educação. É casado com a Professora Efigênia Oliveira, sendo bom pai de família e cidadão honrado.
   

PREFEITO DE ITABUNA:FERNANDO GOMES, PLANTA MUDAS DE PAU BRASIL NO TEATRO (CENTRO DE CONVENÇÕES)

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, sem partido, plantou mudas de pau-brasil na área verde do Teatro Municipal. O plantio,  integra as ações de paisagismo, colocadas em prática pela gestão municipal.

Além do plantio, o poder público municipal desenvolve, por toda a cidade, atividades de manutenção. O trabalho é realizado especialmente em jardins de canteiros e rotatórias situados nas principais avenidas da cidade.

ILHÉUS: MÁRIO ALEXANDRE VAI ANUNCIAR NOVOS SECRETÁRIOS

   O PREFEITO DE ILHÉUS, MÁRIO ALEXANDRE, MARÃO (PSD), DEVERÁ ANUNCIAR MUDANÇA NO PRIMEIRO ESCALÃO DO GOVERNO DELE. MARÃO FOI À BRASÍLIA E NO RETORNO, DEVERÁ FAZER AS MUDANÇAS NO SECRETARIADO.
   ATUALMENTE, MARÃO CONVERSA COM VÁRIOS PARTIDOS, NO INTUITO DE AMPLIAR A BASE GOVERNISTA, GERANDO GRANDES EXPECTATIVAS NO GOVERNO.

Hino de Itabuna (ATUAL) - BA

Prefeitura inicia fase de visitas aos agricultores para reimplantação do PAA


A Prefeitura Municipal de Itabuna deu início a uma nova fase dos trabalhos para reimplantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município. O PAA é um programa do governo federal que tem como finalidade disponibilizar assistência técnica a pequenos agricultores de modo a incentivar a produção e ao mesmo tempo comprar os alimentos produzidos e ainda fazer a doação a entidades sócio assistenciais que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

De acordo com o Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, a partir desta terça-feira (09) será dado início ao trabalho de campo com visita aos agricultores familiares da Roça Povo. “Será um trabalho de mobilização, de resgate da confiança dos pequenos agricultores em relação a este projeto que é um importante instrumento de fortalecimento da agricultura familiar de Itabuna”, comentou.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Escola Municipal de Trânsito de Itabuna inicia processo seletivo de candidatos


Após publicação na edição de ontem, terça-feira (26), no Diário Oficial do Município de Itabuna, da lista de candidatos inscritos para participação no Processo Seletivo Simplificado (Edital 01/2019), a Escola Municipal de Trânsito – Emtran deu início na manhã de hoje ao processo de seleção dos novos alunos da Escola. A lista contém os nomes dos 400 primeiros candidatos inscritos, (conforme Anexo I) levando-se em consideração o turno (matutino ou vespertino) e categoria da habilitação (A moto ou B carro) escolhida pelos mesmos, que fizeram a inscrição através do link disponibilizado no site da Prefeitura Municipal de Itabuna.

A Diretora Geral da Emtran, Pedagoga Elizangela Montes, informa “que deverão comparecer à escola, no período de 27.02 a 08 de março/2019, no horário das 9h às 15h, na Sede da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran/Bairro Lomanto, munidos da documentação necessária (conforme o Edital), os vinte primeiros candidatos da lista publicada, postulantes à categoria “A” (moto), respeitando-se a escolha do turno (20 para o matutino e 20 para o noturno), totalizando assim as 40 vagas disponíveis para a habilitação na categoria “A”. O mesmo sendo válido para os candidatos da categoria “B” (carro), devendo comparecer os 15 primeiros inscritos para os turnos matutino e noturno, obedecendo-se a oferta de 30 vagas para a CNH “B”, conforme lista do Anexo II”, conclui.

Prefeitura disponibiliza informes de rendimentos aos servidores

  Os servidores da Prefeitura de Itabuna que querem obter seus informes de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2019 (ano-base 2018) podem consultar o site www.prefeituradeitabuna.com.br, através da aba servidor. Os comprovantes já estão disponíveis.

A apresentação da declaração anual é obrigatória àqueles que, no ano passado, receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70. Já em relação à atividade rural, deve prestar contas quem obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50.

Também devem declarar aqueles que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil, ou os cidadãos que tiveram, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos de valor total superior a R$ 300 mil. Ascom

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Secretária Sandra Neilma participa do projeto “Queremos Saber” da Câmara de Vereadores de Itabuna


 
        
 A Secretária de Assistência Social de Itabuna, Sandra Neilma, participou, na tarde desta terça-feira (27), da primeira edição do projeto “Queremos Saber”, uma iniciativa da Câmara de Vereadores que tem o objetivo de aproximar a população dos Poderes municipais (Legislativo e Executivo), através de palestras sobre variados assuntos. Diante de uma plateia que lotou o plenário Raymundo Lima, Sandra Neilma explicou aspectos da política de assistência social praticada no município através da SAS, abordando desde o contexto histórico das práticas assistenciais implementadas no Brasil ao longo dos anos, passando pelos conceitos inseridos no tema e pelas medidas da gestão municipal.

Ao iniciar sua explanação, Sandra Neilma parabenizou a iniciativa da câmara de vereadores pelo projeto que, segundo ela, aproxima a sociedade aos poderes constituídos, dando um passo importante para que as instituições e organizações da cidade estejam apresentando informações e resultados sobre os seus trabalhos. Para Sandra, o momento foi “oportuno para compartilhar a realidade da politica da Assistência Social no município e difundir a importância e o papel deste trabalho para toda a população”.

Em sua fala, ao descrever a estrutura da SAS, Sandra Neilma listou os programas e serviços da sacretaria de acordo com seus departamentos, destacando que a pasta desenvolve um trabalho descentralizado, focado na defesa e garantia de direitos da população. De acordo com Sandra, a Assistência Social atua junto às comunidades, através dos Centros de Referência (CRAS, CREAS Medidas e CRAM – Atendimento à Mulher), dos programas Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, PETI, do Centro POP, além do Serviço de Vínculos e Convivência, do Serviço de Abordagem Social que identifica situação de violência e violação de direitos e dando encaminhamentos aos programas.

Sobre a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município, a secretária ressaltou o constante acompanhamento do trabalho a partir da criação do núcleo de educação permanente, que valorizou os servidores e qualificou as ações executadas pela SAS. “Trabalhamos com fragilidades, garantias de direitos a quem mais precisa, e temos muitos desafios para superar, como o próprio reconhecimento dos poderes e a valorização do trabalho por parte da sociedade, mas isso não impede seguirmos em frente por um caminho que visa alcançar sempre os resultados positivos”. 

Sandra Neilma aproveitou a oportunidade para anunciar que o governo municipal estregará, ainda no primeiro semestre, a casa abrigo para família e adultos em situação de rua, o que possibilitará uma acolhimento digno a essa população, além de uma casa abrigo para mulheres em situação de risco de morte e seus filhos menores de 18 anos. Segundo Sandra, os dois equipamentos se encontram em fase de conclusão e farão parte de uma rede de proteção às pessoas que sofrem violações de direitos, a exemplo do Espaço Aconchego, mantido pela SAS e que atende crianças em situação de risco.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Xavier parabenizou a secretária pela participação no projeto e classificou a fala da titular da Assistência Social de Itabuna como “esclarecedora e importante para o legislativo e para a população de Itabuna”. Os vereadores Beto Dourado e Charliane Sousa também avaliaram positivamente a apresentação da secretária e destacaram a importância de compartilhar


Texto: Wilson Junior
Fotos: Pedro Augusto



Grito de carnaval anima turma da terceira idade na Usemi em Itabuna



   
Animação, alegria, muita descontração e dança ao som das marchinhas dos antigos carnavais não faltaram à turma da melhor idade assistidos pelos três Centros de Referência da Assistência Social de Itabuna (CRAS 1, 2 e CEU). Foi durante o tradicional grito de carnaval dos idosos, promovido pelas coordenações das unidades. A festa na tarde da ultima terça-feira (26), no clube da Usemi, no bairro São Caetano reuniu mais de 120 idosos.

Na programação foram incluídos dança das cadeiras e com balões, concursos “rouxinol” (canto de marchinhas) e da “alegria” (dança de marchinhas), além dos concursos para a escolha do rei e da rainha do baile e do miss e mister simpatia. Além de ritmos carnavalescos, também teve zumba, que movimentou não só os idosos, mas também as coordenações e o pessoal de apoio dos centros que se contagiaram com i clima da festa e se juntaram aos foliões.

         A coordenadora do CRAS 2, Aline Brito disse que  o grito de carnaval é um dos eventos mas esperados pelos integrantes do centros. “E não é apenas por proporcionar alegria, mas também o entretenimento, a integração, o reencontro de velhos amigos e a oportunidade de fazer novos”. 

Dona Eulália Leite da Silva, de 85 anos e há 12 no CRAS 1, confirma: “gosto de ver gente, de conversar, dançar e fazer novos amigos e o centro nos proporciona  isso e muito mais, como a ginastica  que fazemos no centro”.

Já Valesca Queiros, a coordenadora do CRAS do Centro Esportivo Unificado (CEU), na Urbis IV, informou que os centros têm, entre outros objetivos, o de auxiliar e orientar famílias para prevenir situações de vulnerabilidade ou violência dentro ou fora de casa, executar o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, permitir o acesso dos idosos às politicas públicas a exemplo do Beneficio de Prestação Continuada (BPC) e assegurar todos os demais direitos constitucionais,

E para concluir, a coordenadora do CRAS 1, Terezinha Franco, destacou a importância dos Centros de Referência da Assistência Social para garantir aos idosos, uma velhice com boa qualidade de vida. “Os centros de referência contribuem para garantir ao público alvo, uma vida mais digna e saudável por meio de uma série de atividades esportivas, integrativas e sociais e uma equipe compromissada com a questão social”.

Texto: Rosi Barreto
Fotos: Waldir Gomes