sexta-feira, 29 de novembro de 2013

ITABUNA E ILHÉUS DECRETAM SITUAÇÃO DE EMERGENCIAS

Foto - Alex de Souza, Itabuna
Os prefeitos de Ilhéus e Itabuna, respectivamente Jabes Ribeiro (PP) e Claudevane Leite (PRB) decretaram "situação de emergências" devido as fortes chuvas que caiem no sul da Bahia, há mais de 72 horas. Com uma previsão para hoje (29) de 10/mm. 

Em Itabuna muitas famílias desabrigadas estão sendo deslocadas para o Parque de Exposição Antonio Setenta e a Câmara de Veradolinas de Itabuna, que conta com um ponto de emergência para atender os mais necessitados. 

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Empresários conheceram os projetos da Prefeitura para Itabuna

Durante a 9ª Reunião Ordinária da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), realizada nesta segunda-feira (25), o prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite apresentou algumas ações e projetos que foram desenvolvidos em quase um ano de gestão, e que estão em andamento na cidade. Para o presidente da ACI, Luiz Ribeiro, o encontro foi importante, pois a classe empresarial teve a oportunidade de interagir com o Poder Executivo visando investimentos locais. 

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CÂMARA APROVA MUDANÇA NO CÓDIGO TRIBUTÁRIO

Aprovado pela maioria dos vereadores presentes na sessão desta sexta-feira (22), a lei municipal do Código Tributário ganha nova redação.

De autoria do executivo, o anteprojeto de lei de n° 058/2013 alterou a lei municipal n° 2.202, de 27 de outubro de 2011, e agora adequa às taxas de serviços em construção à realidade do município.

Nesta mesma sessão também foi aprovado a alteração da lei municipal n° 1.977, de 31 de outubro de 2005, proposta pelo vereador Júnior Brandão (PT), que torna obrigatório os serviços de empacotadores nos 
supermercados, hipermercados e ‘atacarejos’ do município. A segunda votação do projeto deve acontecer no próximo mês de dezembro.

Por - Fábio Luciano

Deputada reivindica obras para os municípios do Sul da Bahia

Buscar parcerias do governo do estado para a realização de importantes obras e serviços nos municípios de Ilhéus, Canavieiras, Uruçuca, Itabuna e Una. Esse foi o objetivo da audiência da deputada estadual Ângela Sousa (PSD) com o governador da Bahia, Jaques Wagner, em Salvador, que contou com a participação dos prefeitos Almir Melo (Canavieiras), Diane Rusciolelli (Una), Claudevane Leite (Itabuna) e Fernanda Silva (Uruçuca). Na oportunidade a deputada Ângela Sousa falou das dificuldades enfrentadas pelos municípios, da necessidade do apoio do governo do estado e apresentou o ofício 186/2013 solicitando uma série de obras para essas cidades.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Prefeitos aprovam Carta da Educação

 Nesta quarta-feira (20), a União dos Municípios da Bahia (UPB) apresentou a Carta da Educação, retirada do 2º Encontro de Prefeitos, realizado em Guarajuba desde segunda-feira (18) e encerrado hoje. No documento, a entidade oficializa as reivindicações e compromissos dos gestores debatidas ao longo do encontro que durou três dias. A pauta contendo as principais necessidades dos 417 municípios baianos vai ser  entregue ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, ao presidente do Senado, Renan Calheiros, ao governador Jaques Wagner e ao Secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto. A presidente da UPB, Maria Quitéria, assinou a Carta junto com todos os prefeitos presentes e deu por finalizados os trabalhos do encontro.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Prefeitura de Ilhéus leva Mutirão da Cidadania ao povoado de Repartimento

 O mutirão tem por objetivo concentrar a promoção de serviços públicos em uma localidade, tanto na zona urbana quanto na rural, possibilitando maior agilidade no atendimento aos cidadãos. 
 O Mutirão da Cidadania promovido pela Prefeitura de Ilhéus beneficia os moradores do povoado de Repartimento, no distrito de Japu, nesta sexta-feira, dia 22. O mutirão vai ocorrer na Escola Nucleada de Japu I, no período das 8 às 14 horas, e vai levar diversos serviços públicos para a população, através das secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e de Saúde (Sesau) com o apoio de diversos parceiros.

Festival de dança em prol da solidariedade

Com o tema “Uma Mistura de Ritmos”, meninas de comunidades carentes de Itabuna participarão no próximo dia 29 (sexta-feira) do I Festival de Dança, promovido pela Legião da Boa Vontade (LBV).
O evento tem o propósito de arrecadar alimentos para a campanha Natal Permanente da LBV – Jesus, o Pão Nosso de Cada Dia!, cujo objetivo éoferecer um Natal sem fome, digno e mais feliz a milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na Bahia, a iniciativa pretende arrecadar mais de setenta e duas toneladas de alimentos não perecíveis, que serão entregues, em cestas, às famílias atendidas pela Instituição e ONGs parceiras.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Clínica prepara técnicos para a prática do esporte adaptado


Visando à preparação de quadros de técnicos qualificados para atuar no treinamento de pessoas portadoras de deficiência para o lazer e a prática desportiva, a Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura vai promover aulas praticas e teóricas de 20 a 22, na Vila Olímpica de Itabuna.  A Clínica do Esporte Adaptado estará sendo realizada em parceria com a Superintendência de Desporto do Estado da Bahia – Sudesb.

O secretário de Esportes e Recreação, Evans Maxwel Silva, a clinica será gratuita e aberta a profissionais de Educação Física e pessoas que atuam no desporto. “Será um evento importante porque estaremos formando técnicos para promover a inclusão, integração e elevar a auto-estima das pessoas portadoras de deficiência”, afirma. 

Segundo dados do IBGE apenas cinco por cento dos municípios brasileiros investem recursos no paradesporto, embora o País tenha tido participação de sucesso nos eventos paraolímpicos. Maiores informações Vila Olímpica de Itabuna.

Assembleia Legislativa avalia contas de 2010 do governo Wagner

Deputado Elmar Nascimento
Deputado Elmar Nascimento
LUÍS AUGUSTO GOMES
Três projetos de lei estão na pauta de hoje da Assembleia Legislativa, todos importantes, como se verá, mas é o projeto de decreto legislativo nº 2.498 que mais preocupa o governo e atiça o ânimo de combate da oposição, pois trata das contas do governador Jaques Wagner relativas a 2010.
Na comunicação que distribuiu aos seus liderados, informando as matérias a serem votadas, o deputado Zé Neto (PT) fez questão de de frisar que “faz-se imprescindível” a presença da bancada governista e pediu aos deputados que “não agendem compromissos para a hora da sessão”.
O líder da oposição, Elmar Nascimento (DEM), adianta que sua bancada é contra a aprovação das contas e que “irá discutir” o projeto, como respondeu ao ser indagado se haveria obstrução.
“Nossa posição é muito clara”, disse Elmar. “Em todos esses anos o governo vem gastando mais do que arrecada e não faz outra coisa nas contas senão maquiagem para fechar os exercícios. É por isso que esbarramos na crise financeira de hoje”.
Deverão também ser votados nas sessão da tarde de hoje o projeto que institui o Fundo de Preservação do Patrimônio Cultural, o que fixa novos limites para o Parque de Morro do Chapéu e, ainda, o que altera o nome, finalidade e estrutura organizacional da Conder. (Por Escrito)
Leia também:

PT sabia e até teria ajudado na fuga de Pizzolato para a Itália

Henrique Pizzolato
Henrique Pizzolato
CLÁUDIO HUMBERTO
A família e até o advogado de Henrique Pizzolato podem ter sido surpreendidos com sua fuga para a Itália, mas não a cúpula do Partido dos Trabalhadores. Dirigentes petistas não apenas sabiam como teriam ajudado na fuga, segundo alta fonte do próprio PT. O foragido ex-diretor do Banco do Brasil seria depositário de segredos caros a lideres do PT e os teria pressionado a ajudá-lo em troca do seu silêncio.

Perivaldo, ex-seleção brasileira e morador de rua em Portugal, pode voltar ao Brasil.

Perivaldo cata lixo em Portugal
Perivaldo cata lixo em Portugal
Nascido em 1953, em Itabuna, onde atuou pela equipe do mesmo nome, Perivaldo Lúcio Dantas, o Peri da Pituba, teve uma passagem marcante pelo Bahia no final dos anos 70. Depois foi para o Botafogo, Palmeiras e teve passagens pela Seleção Brasileira em 1981 e 1982, em um time que tinha Zico, Sócrates e Falcão.
Segundo reportagem do Fantásticodo último domingo Peri é hoje morador de rua em Lisboa, em Portugal. O ex-lateral-direito vive vendendo roupas na Feira da Ladra.
Caminhando por ruas de Lisboa, o ex-jogador foi visto revirando lixo atrás de peças de roupas para vender na Feira da Ladra. Ele foi entrevistado pelo repórter Luiz André Azevedo, e disse que pretende voltar ao Brasil. À noite, a reportagem colheu imagens de Perivaldo dormindo na rua.
O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol do Rio de Janeiro (SAFERJ), Alfredo Sampaio, disse que fará tudo o que for possível para ajudar Perivaldo.
”Conversei com ele hoje (segunda-feira) pelo telefone. Ele me disse que quer voltar para o Brasil. Também conversei com os familiares dele. Um filho do Perivaldo me disse que, primeiro, quer ir a Portugal para conversar com ele. Eu me disponho a ir com ele para saber o que será feito. A ideia é que, decidida a volta do Perivaldo, o Sindicato viabilize a viagem de volta” – disse Sampaio, que também é treinador
Leia a matéria do Fantástico:
Um homem caminha pela rua, se aproxima de latas de lixo e recolhe peças de roupa. Encontra um casaco e veste ali mesmo, no meio da rua. Pouca gente poderia imaginar que esse homem já vestiu a camisa amarela da seleção brasileira.
Perivaldo Lúcio Dantas ficou famoso como Peri da Pituba. Ganhou projeção nacional no Bahia, no final da década de 70. Foi lateral direito do Botafogo, passou pelo Palmeiras de Telê Santana, que o convocou para a seleção em 81. Fez parte do histórico time de 82, com Falcão, Zico, Sócrates. Contra a Tchecoslováquia, salvou um gol.
Depois de muitas lesões, Perivaldo desapareceu das notícias. Trinta anos depois, o Fantástico encontrou Perivaldo pelas ruas de Lisboa.
Depois que parou de jogar futebol no Brasil, no Bangu, em meados dos anos 80, pouco se sabe da vida de Perivaldo. Ele diz que foi para a Coreia, na Ásia, e depois veio para Portugal. O Fantástico procurou a Federação Portuguesa de Futebol e a informação oficial é de que não há registro de nenhum jogador brasileiro chamado Perivaldo Lúcio Dantas.
Mas na Feira da Ladra, em Lisboa, é fácil achar Perivaldo vendendo sua mercadoria.“Vamos embora, compadre. Aqui, o que é bom aqui. Se quiser coisa boa, está aqui na banca do Peri da Pituba”, anuncia o ex-jogador.

PF deflagra na Bahia e em 10 estados maior operação já feita de combate à pedofilia

A investigação foi feita ao longo de dois anos e identificou quase uma centena de brasileiros envolvidos com a produção e o compartilhamento de imagens relacionadas à exploração sexual de crianças
A investigação foi feita ao longo de dois anos e identificou quase uma centena de brasileiros envolvidos com a produção e o compartilhamento de imagens relacionadas à exploração sexual de crianças
Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (19) uma das maiores operações de combate à pedofilia já feita no Brasil. A Operação Glasnost como foi batizada, já expediu cerca de 80 mandados de busca e apreensão, além de 20 medidas de condução coercitiva e pelo menos um mandado de prisão preventiva. A ação ocorre em 11 estados: Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais e Goiás. Cerca de 400 Policiais Federais participam da operação.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Prefeitos participam de encontro sobre educação e tecnologia

Prefeitos de todas as regiões do estado vão se reunir de segunda a quarta-feira da próxima semana (18 a 20/11) no 2º Encontro de Prefeitos, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB). O evento acontece no Resort Vila Galé Marés, em Guarajuba, e abordará como tema central “Educação e Tecnologia”. Serão três dias com palestras de especialistas na área, stands de produtos e serviços, debates sobre a transversalidade da educação e o acolhimento das demandas dos municípios por técnicos de 13 ministérios.

Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna realizará o Dia “D” de doação de sangue

Rosildo Ribeiro, uma luta constante para salvar vidas
Pensando em aumentar o estoque de sangue para atender a demandar de transfusões que aumenta significativamente durante os festejos de fim de ano, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna realiza neste mês de novembro uma Campanha Especial para atrair doadores. Neste sentido, Rosildo Ribeiro, encarregado do setor, esteve solicitando apoio à ACI. 

CÂMARA APROVA VOTO ABERTO E ACI PARABENIZA

Júnior Brandão

A Câmara de Vereadores de Itabuna aprovou há pouco em plenário o projeto de emenda à Lei Orgânica que determina o voto aberto na casa. A proposta, de autoria do vereador Júnior Brandão (PT), teve 17 votos a favor e apenas dois contrários, dos vereadores Carlito do Sarinha (PTN) e Ronaldão (DEM). Foram registradas duas ausências: Valter Socorrinho (PTN) e Ruy Machado (PTB).

A segunda discussão do projeto está prevista para ocorrer na próxima semana. Com relação à aplicação da nova regra, caso definitivamente aprovada, na análise das contas do ex-prefeito Capitão Azevedo, vereadores entendem que não há possibilidade porque implicaria em fazer lei retroagir para prejudicar o “réu”.
Essa interpretação é duvidosa, já que o princípio não vale para regra de natureza processual ou de procedimento.
De qualquer maneira, por enquanto o que o regimento diz com relação à votação das contas é de que ela é aberta, mas qualquer vereador pode apresentar questão de ordem, requerendo que seja secreta.
Do -  http://www.pimenta.blog.br
                     
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE ITABUNA-ACI

Prezados(as) Senhores(as),


O Presidente da ACI - Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Luiz Ribeiro, se congratula com os Vereadores que votaram no primeiro turno pela aprovação do projeto de Lei Orgânica que determina o VOTO ABERTO na casa, de autoria do Vereador Profº. Júnior Brandão e com a sociedade que será a grande beneficiária da Lei.

Esperamos que seja discutido e aprovado o projeto de Lei em segundo turno, na próxima semana, como esta previsto e que vença a DEMOCRACIA.

Todos os seguimentos da sociedade civil aguarda ansiosa por essa vitória.

Parabéns Vereadores,

Parabéns Itabuna Centenária.

 Waldyr Montenegro - Secretario Executivo