sábado, 18 de abril de 2009

Itabuna vai imunizar 22 mil idosos contra gripe


Tendo como tema de campanha Deixe a gripe na saudade, vacine-se!, a Secretaria Municipal da Saúde se propõe a imunizar 22.109 idosos, com mais de 60 anos, no período de 20 de abril a 8 de maio. Segundo Camila Silva Brito, da Coordenação de Imunização foi escolhida a data de 25 de abril, como Dia Nacional de Vacinação, para uma mobilização de todas as 32 unidades da rede municipal de saúde, que estarão abertas no período das 8 ás 17 horas e com a instalação de postos fixos e volantes nos diversos pontos da cidade.

A meta da campanha é atingir a uma cobertura superior a 80%, com a disponibilização gratuita de vacina contra influenza com cepas do tipo A e B. Também serão disponibilizadas vacinas contra febre amarela, tétano, sarampo e rubéola: “A proposta principal é a de contribuir com a redução de hospitalizações e mortes decorrentes das complicações causadas pelas doenças respiratórias em conseqüência da influenza em pessoas com mais de 60 anos de idade”, explicou a coordenadora.

Ela destaca ainda que a proteção com vacinas é considerada uma das medidas de mais baixo custo e efetividade na prevenção de doenças imunopreveníveis, representando para as pessoas a estimulação do sistema imunitário no sentido de prepará-lo para enfrentar as infecções.

O que é

Também conhecida como gripe, a influenza é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias, que são responsáveis por um grande número de internações hospitalares no País.

A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre.

A gripe é uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível a uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida. É também freqüentemente confundida com outras viroses respiratórias, por isso o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico.

Emasa amplia sistema de captação de água em Itabuna


Uma obra histórica e que vai marcar o centenário de Itabuna, assim definiu o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Alfredo Mello, a ampliação da estação de tratamento de água do São Lourenço, que vai permitir solucionar a questão do abastecimento em Itabuna. Com a nova unidade em operação será ampliada a capacidade de tratamento de 565 para 900 metros por segundo, que somados à ETA de Ferradas, permitir assegurar o suprimento de mil litros por segundo para a população itabunense.

A magnitude do projeto é dada pelo engenheiro Marcelo Brito Gomes, da empresa que executa as obras em ritmo acelerado, ao dimensiornar a demanda de 300 toneladas de aço e de mais de 1.100 metros cúbicos de concreto. A empresa também implantou o equivalente a quase 12 quilômetros de adutora, que vai permitir integrar no futuro a captação em Ferradas, com a ETA do São Lourenço.

Histórico

O diretor-técnico da Emasa, engenheiro Marcos Habib, que tem 25 anos de experiência no setor de água e saneamento, lembra que a ampliação da captação em Itabuna não é uma proposta nova. Ainda em 1983, um projeto foi elaborado pela Emasa e retomado em 1987 pela Prefeitura de Itabuna, com a municipalização do serviço: “Na época ele ampliou a captação do rio Almada de 367 para 565 litros por segundo, mas somente agora, 20 anos depois é que estamos executando uma nova ampliação, o que vai permitir atingir a uma captação de mil litros por segundo, dos quais 90% processados na estação do São Lourenço, cujas obras estão em ritmo acelerado e de acordo com o cronograma previsto”, complementou.

Marcos Habib considera que o projeto vital para o desenvolvimento de Itabuna está sendo implementado com 10 anos de atraso: “Com isso vamos de certa forma solucionar o problema básico do abastecimento de uma cidade que cresceu sem nenhum planejamento, mas é preciso que o usuário do serviço seja conscientizado para a racionalização do consumo, uma vez que a água é um produto finito”, disse.

Outra preocupação de Marcos Habib, é que com as obras em andamento, a Emasa via ter de realizar algumas paralisações no abastecimento, o que será informado à população de maneira oportuna, para a implantação de equipamentos e testes do próprio sistema, o que inclui mudanças em alguns entrocamentos de rede. Hoje, para garantir o suprimento da população com o atual sistema, a Emasa realiza 152 manobras semanais e promove mudanças em 375 registros, o que mobiliza 11 carros operando 24 horas por dia: “O que será reduzido em até 80% após a conclusão das obras de ampliação da estação de tratamento”.

Novos filtros

Na estação do São Lourenço serão implantados seis novos filtros, que vão se somar a igual número de unidades já existentes, além de dois novos decantadores e um outro que está sendo reformado, com mudança do fluxo horizontal para o vertical. O projeto inclui ainda, segundo o engenheiro, a instalação de mais dois floculadores hidráulicos e construção de mais dois decantadores, com reforma de uma unidade já existente.

O próximo passo do projeto inclui a licitação de uma unidade de tratamento de resíduos –UTR-, para retirada de material orgânico e hidróxidos de alumínio: “Com o conjunto em plena operação nós teremos uma estação de tratamento de água de primeiro mundo, com equipamentos de ponta e capaz de assegurar o fornecimento de um produto de qualidade para os usuários”, complementou Habib.

Para o diretor técnico da Emasa, além de melhorias no sistema de abastecimento, a empresa também vai adotar medidas visando a redução de perdas. Um passo importante será a aquisição de cinco mil novos hidrantes, melhorando assim o sistema de micromedições, estimulando por outro lado ao usuário dos serviços a recionalização do uso da água, que tem de ser usada de forma responsável.

Empresa investirá em

educação ambiental

O engenheiro Marcos Habib conta que em função da água ser um produto finito e que pode faltar no futuro, não dá mais para o usuário lavar o carro com a mangueira aberta ou usar vassoura hidráulica na lavagem dos passeios: “Daí a importância do desenvolvimento de programas de educação ambiental, numa parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, argumentou.

Com relação ao trabalho de educação ambiental, ele ressalta que o mesmo será precedido do recadastramento dos imóveis, já em fase de implementação para poder conhecer o perfil dos usuários dos serviços da empresa, dimensionando assim o tipo de demanda e as necessidades de consumo nos diversos bairros. O recadastramento também vai aproximar a Emasa do consumidor.

Uma outra ação importante, segundo o diretor técnico da Empresa Municipal de Água e Saneamento é com relação ao sistema de manutenções preventivas na captação de Rio do Braço e de Mutuns, com a substituição de equipamentos sucateados. Foram ainda realizadas substituições de registros e a inversão de freqüência para diminuir o gasto de energio. O projeto incluiu ainda a substituição de válvulas e transformadores, o que oferece maior confiabilidade ao sistema em situações consideradas emergenciais, além de reduzir os gastos de energia, que chegam a R$ 600 mil por mês e são o maior insumo da empresa.

Com a ampliação da vazão, Marcos Habib acredita que além de atender às necessidades de consumo da população, será possível atrair mais indústrias, gerando mais empregos: “A cidade de Itabuna sempre teve um crescimento acelerado e um aspecto evidente são as construções de 48 prédios residenciais e de um número crescente de habitações populares, evidenciando uma cidade pulsante”, observou.

O supervisor de gerenciamento de captação e tratamento, Jorge Neves considera que a aceleração do andamento das obras vai permitir não apenas o aumento da oferta de água à população, como também a disponibilização de um produto de qualidade. Ele anuncia a aquisição de um equipamento digital que vai permitir o acompanhamento em tempo real da qualidade da água, capaz mesmo de medir variações fisicoquímicas do produto em questão de segundos.

Para Jorge Neves, a ampliação da ETA do São Lourenço é básica para ampliar o sistema de captação para mil litros por segundo. “Mas cabe à população também se conscientizar de que o tratamento e a adução são caros, exigindo por isso mesmo racionalidade no uso final do produto”, finalizou.

Prefeitura pede recursos ao Estado para limpeza de canais em Itabuna

A limpeza de pelo menos dez dos principais canais distribuídos nos bairros de Itabuna será priorizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), tão logo sejam liberados recursos já solicitados desde o mês passado pelo prefeito Capitão Azevedo ao Governo do Estado. O custo total do serviço é de R$2.414 milhões.

O secretário municipal Fernando Vita informou que um engenheiro da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano já esteve em Itabuna em vistoria aos canais existentes e se mostrou sensível aos problemas enfrentados pelos moradores dessas áreas. Ele adiantou que os serviços serão iniciados à medida em que os recursos forem chegando.

Mas enquanto a verba não chega Fernando Vita disse que a Sedur vem realizando serviços de limpeza das bordas de todos os canais dentro do programa de mutirões para o combate a dengue na cidade. O secretario reconhece que esse serviço de limpeza das bordas não é o ideal, mas ameniza bastante a situação, “pelo menos até que a Prefeitura adquira os recursos necessários para um serviço completo, aí sim vamos resolver o problema”.

Os canais que serão priorizados são os do São Caetano, Novo São Caetano, Santo Antônio, Gogó da Ema, Jaçanã, São Pedro, Nova Itabuna, Burundanga e Califórnia.

Tapa buracos

O secretario informou ainda que em paralelo à limpeza dos canais, a Prefeitura vem realizando serviços de tapa buracos para a recuperação do asfalto danificado, em todas as avenidas e ruas de Itabuna, com prioridade para os corredores de ônibus onde o desgaste das pistas é maior. Vita salienta que esse é um trabalho permanente de manutenção realizado em toda a cidade.

Ele adiantou também que a Sedur está elaborando um projeto para encapsular (fechar) o canal do lava pés que corta a avenida Amélia Amado. A pretensão é de que toda a extensão do canal seja urbanizado, o que vai permitir a ampliação das pistas dos dois lados da avenida.

Prefeitura cria cadastro para melhorar atendimento na saúde

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, e o secretário de Saúde, Antônio Vieira, reuniram-se com os administradores das unidades de saúde e presidentes de associações moradores dos bairros, quinta-feira, 16, no auditório da Associação Comercial discutindo ações para melhorar o atendimento nas unidades de saúde. Foi definida a criação de um cadastro das reais demandas, a fim de melhorar o atendimento nas unidades. “O papel dos administradores e das lideranças comunitárias é conhecer o perfil de cada usuário, com uma ficha com nome, endereço, telefone e o que ele necessita”, explica Azevedo.

A meta da Prefeitura é atender melhor quem busca o serviço de saúde do município, evitando o tumulto registrado na Central de Regulação e unidades de saúde para a liberação de exames e outros procedimentos. O prefeito solicitou atenção especial para os usuários da rede municipal que estão sofrendo com atraso na liberação de exames e consultas nas unidades. “Temos de saber realmente quem e quantas são essas pessoas para melhor atende-las”, disse Azevedo.

O cadastro vai mostrar o verdadeiro universo dos usuários do SUS residentes em Itabuna. Segundo o secretário de Saúde, cerca de 40 mil moradores de outros municípios são atendidas em Itabuna porque usam o endereço de amigos e parentes que moram na cidade. Com quase 210 mil pessoas, Itabuna tem mais de 280 mil usuários cadastrados no SUS. “Isso prova que pessoas de outras cidades estão usando nossa rede básica de saúde”, diz Vieira.

A diretora da Atenção Básica, Fernanda Ludgero, disse que o cadastro é apenas um dos projetos para melhorar a saúde de Itabuna. “Esse modelo de gestão já deu certo em outros lugares e com a participação dos coordenadores das unidades, um modelo implantado pelo prefeito, a secretaria tem todos os instrumentos para melhorar”.

Depois de preenchida, a planilha será levada para a secretaria da saúde, onde passará pelo planejamento e depois pelos técnicos. O relatório vai mostrar as pendências e procedimentos mais solicitados e quem não é atendido. “Com esse levantamento atualizado, o prefeito vai poder reivindicar junto aos governos estadual e federal o que é necessário para melhorar a saúde”.

O vereador Solon Pinheiro e técnicos da Secretaria de Saúde também acompanharam a reunião. “É interessante a participação do povo”, disse o vereador, elogiando a iniciativa de Azevedo.

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Termo de Ajuste assegura melhorias para o SAMU

O município de Itabuna representado pelos secretários da Saúde, Antônio Vieira; de administração, Gilson Nascimento; do planejamento, Maurício Athayde e pelo sub-procurador geral José Augusto Ferriera Filho negociou com o Ministério Público do Trabalho, através da procuradora Elisiane dos Santos e com o Ministério Público do Estado da Bahia, pelo promotor Clodoaldo Anunciação um termo de compromisso de ajuste de conduta (TAC) visando regularizar e melhorar a prestação dis Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O acordo foi acompanhado pelo diretor médico do Samu, Carlos Coelho e pelo diretor de atenção especializada da Sesab, Paulo de Tarso Monteiro Abraão.

Com o ajuste de nove pontos, a prefeitura de Itabuna assume o compromisso de ampliar investimentos na manutenção periódica das viaturas e recuperação de uma ambulância acidentada. O ajuste prevê também aplicação de recursos em comunicação com aquisição de linhas telefônicas móveis para as equipes em deslocamento, além do apoio de rádio tipo walk-talk visando facilitar os contatos com a central em casos emergenciais.

O TAC prevê ainda investimentos em materiais e equipamentos para atendimento de qualidade aos usuários do serviço, bem como a aquisição de insumos essenciais. A prefeitura assume ainda a capacitação das equipes, através da realização de cursos de regulação médica, a ser negociado com a Sesab e outros municípios da região, bem como para suporte básico e suporte de vida para profissionais contratados nos últimos meses. O acordo cuida ainda de questões relacionadas à carga horária dos profissionais que atuam no serviço.

Lembrando que o Samu estava sucateado, o diretor médico daquela unidade Carlos Coelho elogiou a participação de representantes do Governo e do Ministério Público nas negociações: “Até porque os problemas do Samu, são problemas para a comunidade. Destacou o apoio que o serviço tem recebido do governo municipal, com acesso livre às secretarias da Saúde, do Planejamento e da Administração, bem como no processo para reativação do Comitê Gestor do Samu. A nossa preocupação é com a melhoria da qualidade dos serviços e em transformar o Samu numa referência em do atendimento”.